POLÍCIA
OPERAÇÃO QUIMERA
Operação em Santa Bárbara termina com 21 suspeitos presos
05/07/2018 às 09:09:35

SANTA BARBARA (MG) – A mega operação da Polícia Civil de Santa Bárbara denominada “Quimera”, terminou com 21 pessoas presas, inclusive segundo informações da PC, o vice presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Bárbara também foi preso nesta operação.

Cerca de 100 policiais civis de várias cidades da região se reuniram por volta das 3h da madrugada de quarta-feira dia 4 de julho de 2018, no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, onde a rua foi tomada por viaturas da PC. No local o delegado da Delegacia de Polícia Civil de Santa Bárbara, Domiciano Monteiro de Castro Neto distribuiu os mandados de prisão e busca e apreensão para as equipes que por volta das 6h deram inicio ao cumprimento das ordens.

Algumas equipes seguiram para Belo Horizonte, outras para João Monlevade e as demais para Barão de Cocais e Santa Bárbara onde a demanda era maior.

Segundo informações, foram presos 21 pessoas que segundo as informações tinham alguma participação no desvio de ouro das mineradoras Anglo Gold e Jaguar. Ainda segundo a PC, alguns dos presos eram funcionários, outros eram ex-funcionários das mineradoras e também havia pessoas que não eram diretamente ligadas à mineradora, mas que tinham participação nos furtos.

Um dos suspeitos conseguiu fugir do cerco dos policiais, possivelmente recebeu informação de que a operação estava ocorrendo e conseguiu fugir minutos antes da chegada os policiais civis. O helicóptero foi usado na tentativa de localizar o suspeito, mas até o fechamento desta edição, ele não havia sido localizado.

De acordo com informações, foram apreendidos 20 veículos, uma boa quantidade de ouro, detectores de metal, produtos químicos usados para beneficiar o ouro, equipamento para separar o ouro do minério, uma arma de fogo, uma replica, toucas ninja, rádios comunicadores, aparelhos celulares, cerca de R$ 50 mil em dinheiro, sendo que aproximadamente R$ 30 mil foi encontrado na casa de apenas um suspeito.

Todos os presos e materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Santa Bárbara de onde partiu toda a investigação. A praça Pio XII, ficou lotada de policiais civis e curiosos que queriam saber mais desta operação que mobilizou praticamente todo o efetivo de policiais civis da região.

De acordo com o delegado Domiciano, em algumas conversas entre os suspeitos, havia conselhos para que os membros da quadrilha não ostentassem riquezas para não chamar a atenção. Em uma das conversas o delegado diz que os lideres separaram quatro gramas de ouro para fazer um churrasco entre eles para comemorar mais uma das vendas.

Durante a coletiva de imprensa, Domiciano contou que a quadrilha atuava a cerca de dois anos no desvio do ouro e que o desvio ocorria já na parte final do beneficiamento. O delegado explicou que estas mineradoras possuem sistema de segurança, mas que alguns funcionários da segurança delas também tinham participação no crime, que ocorria na maioria das vezes a noite.

O delegado explicou também que os suspeitos utilizavam também a tecnologia a favor do crime e que até um drone foi usado para captar imagens aéreas da mineradora.

Até o fechamento desta edição, a Polícia Civil não havia divulgado a lista com os nomes dos presos e a participação de cada um no esquema de desvio, nem a lista completa dos materiais apreendidos.

FABIANO PALAURO – FATOS DE MINAS





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CASAL AFOGADO
14/11/2018 às 22:54:53 Casal morre afogado no rio Santo Antônio que corta a cidade de Ferros

ENEM 2018
12/11/2018 às 23:21:34 MEC anula uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2018

TRANSFERIDO DE HELICÓPTERO
08/11/2018 às 21:06:26 Moto-taxista é transferido de helicóptero para Belo Horizonte após bater cabeça em poste

CAMINHONETE LOCALIZADA
08/11/2018 às 15:50:14 PM encontra no Palmital a caminhonete tomada de assalto no Santa Ruth

DENUNCIA ANÔNIMA
08/11/2018 às 15:17:25 Polícia Militar apreende droga e pistola municiada no Monsenhor José Lopes

ACORDO COLETIVO
07/11/2018 às 22:35:35 Sindicato Metabase de Itabira rejeita proposta salarial da Vale para 2019

CULTURA EM ITABIRA
07/11/2018 às 21:31:46 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana reúnem um público de 6,5 mil pessoas durante sete dias









© FATOS DE MINAS 2018. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato