ITABIRA
PRAÇA DO MINERADOR
Vereador Paulo Soares usa tribuna da Câmara e lembra Dia do Minerador
05/06/2018 às 15:12:46
ITABIRA (MG) - O vereador Paulo Soares de Souza (PRB) que também é presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região usou a tribuna da Câmara Municipal na tarde de terça-feira dia 5 de junho de 2018, para falar do Dia do Minerador, comemorado no dia 1º de junho. Este dia foi instituído em 2014, por meio de um Projeto de Lei apresentado pelo próprio vereador. 
Na oportunidade, Paulo Soares falou também de uma nova homenagem que deve ser feita à esta categoria. Segundo ele, um projeto instituindo na cidade, a Praça do Minerador deverá ser apresentado nos próximos dias. 
O minerador, segundo o sindicalista, é um importante profissional, responsável por movimentar a economia na cidade. “Tem mais de 100 anos que existe exploração mineral em nossa cidade e até então nós não tínhamos sequer um dia para comemorar. Foi por isso que eu criei o Dia do Minerador, uma forma de honrar o nome dos nossos pais, dos nossos avós e até dos nossos filhos”, destacou ele. 
Ao receber o cumprimento dos seus colegas de plenário, Paulo Soares se emocionou. Segundo ele, esta bandeira é de todos os vereadores e a homenagem é de toda a cidade à esta categoria. 
“Os nossos mineradores merecem todo o respeito. Inclusive estamos providenciando um local para que eles sejam homenageados. Estamos em contato com empresas privadas para instalarmos uma estátua em mais uma homenagem à estes mineradores”, disse o vereador.
 
CARTA AO MINERADOR

 

Minerador,

A lei 4.709 de 1º de julho de 2014 institui a data 1º de junho como “Dia do Minerador” em Itabira. Ela consta no calendário oficial do município e foi um projeto de lei apresentado por iniciativa do vereador e presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região Paulo Soares, que reconhece a importância destes trabalhadores e ex-trabalhadores na história da cidade. A data 1º de junho foi escolhida propositalmente por se tratar do dia em que o então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1942, criou a mineradora Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em Itabira. Em 1997, após a privatização passou a ser a atual Vale S/A. Esse dia, é dedicado a todos estes trabalhadores que por meio de muito suor e trabalho fizeram e continuam a fazer com que a Vale seja uma das maiores mineradoras do mundo, estando nos cinco continentes, 30 países e 18 estados brasileiros.

Infelizmente não temos motivos para comemorações, pois, apesar de nossas minas produzirem 10% de toda produção (mais de 37 milhões de toneladas anual), os trabalhadores ficam com a menor fatia do lucro, enchendo os bolsos do seus acionistas, e ainda assim, a empresa sufoca os trabalhadores com metas e exigências praticamente impossíveis, com supervisores e gerentes praticando todo tipo de assédio moral, falta de educação e opressão, além de estarem o tempo todo expostos a todos os tipos de riscos. Por tudo isso a Vale possui um grande passivo com Itabira, tendo em vista ser o berço desta empresa. Sendo assim, esperamos o reconhecimento deste dia, afinal, como dissemos, ela nasceu aqui, cresceu aqui e se tornou grande por causa de nossa cidade. Não a culpamos em se preocupar com os lucros, mas pedimos que se importe com os verdadeiros responsáveis por eles.

O Dia do Minerador deveria ser comemorado com mais respeito, demonstrando valorização de todos os trabalhadores que, a céu aberto ou em subsolos, constroem a história da Vale e de muitas empresas pelo mundo, produzindo desde areia, ouro, minério de ferro e pedras preciosas.

A diretoria do Sindicato Metabase de Itabira e Região reconhece esse dia e parabeniza todos os mineradores, aguerridos homens de ferro. SINDICATO METABASE DE ITABIRA E REGIÃO





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SAIU PARA SE TRATAR
17/10/2018 às 16:59:35 Homem em prisão domiciliar é preso com garrucha nas ruas do bairro Fênix

SEIS MORTOS
15/10/2018 às 16:18:10 Acidente entre Van e carreta deixa 11 feridos e seis mortos na BR-381

TENTATIVA DE HOMICÍDIO
14/10/2018 às 15:40:37 Paulinho Balão capota Ford Ka após ser baleado nas costas

COLISÃO FATAL
13/10/2018 às 15:07:16 Motoqueiro morre e passageiro fica gravemente ferido ao bater em caminhão

MÁSCARA DO CAPETA
12/10/2018 às 13:04:33 Criminoso usando máscara do “capeta” rouba Ford Ka no Vale do Sol e depois abandona o veiculo na Pureza

TIROS NO FÊNIX
11/10/2018 às 12:18:37 Três casas são atingidas por tiros disparados por criminosos no bairro Fênix

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
09/10/2018 às 13:40:15 Homem é suspeito de estuprar a neta de apenas cinco anos em João Monlevade









© FATOS DE MINAS 2018. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato