ITABIRA
EDUCAÇÃO EM ITABIRA
Seminário de educação infantil reúne grande público na FCCDA
06/11/2018 às 16:33:15

ITABIRA (MG) - Docentes , técnicos e outros servidores de creches e escolas que atendem a educação infantil em Itabira estiveram reunidos na manhã desta terça-feira dia 6 de novembro de 2018, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O encontro encerrou um ciclo do projeto público-privado “Educação Infantil em Itabira” – parceria entre a Fundação Vale e a Prefeitura com vista à qualificação dos profissionais do segmento.

A programação do seminário “Ser do Brincar – Práticas em Educação Infantil” foi aberta às 8 horas e ocorreu até o fim da manhã. Houve relatos, debate, palestra e painéis, com a participação de um público expressivo em uma discussão sobre o ensino-aprendizagem oferecido às crianças em sala de aula. “O encontro é a culminância de um trabalho realizado ao longo de um ano. O projeto continua, mas, agora, em nossas mãos. Todos estes profissionais servirão de multiplicadores dos conhecimentos que obtivemos”, expôs José Gonçalves Moreira, secretário Municipal de Educação.

Idealizado pela Fundação Vale, o projeto Educação Infantil em Itabira começou no ano passado na Secretaria Municipal de Educação (SME) com um diagnóstico das creches e unidades de pré-escola locais. Após a análise, no decorrer de todo este ano os professores e equipes de apoio rediscutiram práticas pedagógicas e o ambiente de desenvolvimento das crianças com até cinco anos.
Segundo Mariana Pedroza, gestora do projeto, a ação teve como ponto de partida o Plano Nacional de Educação (PNE), o qual tem como primeira meta universalizar a educação infantil na pré-escola e ampliar as vagas nas creches.
Porém, no entendimento da gestora, não se trata somente de acolher mais crianças, e, sim, garantir a elas experiências reais de desenvolvimento e aprendizagem. “A educação infantil tem suas especificidades: um ambiente mais lúdico, do brincar, de desenvolver questões psíquicas, motoras”. José Gonçalves continuou, ao lembrar a necessidade de fortalecer os anos iniciais da educação. “A criança já começa seu aprendizado desde a creche”, disse.

Etapa seguinte - O próximo passo do projeto na cidade figura doação de equipamentos multimídia, brinquedos e jogos educativos, livros de literatura infantil, instrumentos musicais, material de artes e outros às escolas participantes. “Temos, agora, nos meses de novembro e dezembro, a entrega de equipamentos. Tudo foi definido conforme a necessidade de cada unidade, de cada criança”, esclareceu Pedroza.
O projeto tem participação também da ONG Solidariedade França-Brasil. Na região, já foi executado no município de Rio Piracicaba.
Fonte e Fotos: Prefeitura de Itabira

 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TRÁFICO DE DROGAS
20/11/2018 às 13:22:37 Rocca localiza maconha e cocaína em padrão da Cemig usando cão farejador

SEM SUSPEITO
18/11/2018 às 10:32:05 Homem é esfaqueado e se nega a dizer a Polícia Militar quem o agrediu

PRESO FURTANDO VASO SANITÁRIO
18/11/2018 às 09:47:22 Dois homens são presos ao serem flagrados furtando vaso sanitário de empresa no Juca Rosa

TRÁFICO DE DROGAS
17/11/2018 às 18:15:08 Três homens são presos com cocaína após tentar fugira da Polícia rodoviária de Itabira

FURTO NO SAAE
16/11/2018 às 18:41:41 Cerca de 100 hidrômetros são furtados de depósito do Saae no bairro Pará

FURTOU AMBULÂNCIA
16/11/2018 às 18:19:26 Homem furta ambulância do Samu e abandona a viatura na estrada de Nova Era

CASAL AFOGADO
14/11/2018 às 22:54:53 Casal morre afogado no rio Santo Antônio que corta a cidade de Ferros









© FATOS DE MINAS 2018. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato