OUTRAS CIDADES
'CRIATIVIDADE E OUSADIA'
Sem visitas presenciais, drogas chegam por Sedex aos presídios
31/07/2020 às 15:08:09
BELO HORIZONTE (MG) - Triturar maconha e misturá-la com achocolatado é a nova estratégia usada para tentar burlar a segurança das unidades prisionais de Minas Gerais e encaminhar droga aos detentos. A técnica refinada foi descoberta por agentes penais do presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, na última terça-feira. Por dia, são feitas, em média, três apreensões de entorpecentes em meio a alimentos, materiais de higiene pessoal e remédios enviados aos presos, e a “criatividade e ousadia” tem aumentado, de acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Desde o início da pandemia, as visitas estão suspensas no sistema prisional, e a entrega dos kits suplementares encaminhados pelas famílias aos quase 60 mil presos de Minas Gerais tem sido feita pelos Correios, por meio de Sedex. Entre 20 de março e 21 de julho, foram apreendidos pelos policiais penais 372 encomendas com materiais ilícitos. 
Segundo a Sejusp, não tem como saber se esse número é maior ou menor em relação a outro período porque não há base de comparação, já que, antes da pandemia, o envio de Sedex não era tão usual. No entanto, essa modalidade de envio, segundo a pasta, tem feito surgir técnicas cada vez mais inusitadas e refinadas para esconder drogas, celulares etc. “Muitos objetos e alimentos têm chegado com ilícitos escondidos, demonstrando um modus operandi muito criativo e ousado”, declarou a Sejusp.
Para o advogado criminalista especialista em execução penal, Fábio Piló, o número de apreensões divulgado pela Sejusp é irrisório em meio ao universo do sistema prisional mineiro e uma minoria de familiares tenta burlar a segurança. “Infelizmente as apreensões representam um percentual ínfimo do que realmente circula. Há corrupção entre uma minoria de servidores, e muitos equipamentos (como scaners corporais) estão estragados”, concluiu Piló.
Sejusp garante que unidades estão equipadas o suficiente
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) garante que todas as unidades do sistema prisional têm equipamentos necessários para evitar a entrada de materiais ilícitos, como scaner corporal e raio-x. O protocolo de segurança determina, segundo a pasta, que todos os kits suplementares enviados pelos familiares passem por revista rigorosa.
“Cada unidade, de acordo com o seu porte, recebe determinados tipos de equipamentos. Além da utilização dos aparelhos, são realizadas revistas gerais rotineiras com o objetivo de coibir a entrada e presença de materiais e/ou objetos ilícitos no interior das unidades”, declarou a secretaria.
Saiba mais sobre as apreensões
Santa Luzia. Na apreensão feita na última terça-feira, agentes penais estranharam o forte cheiro de maconha dentro de uma embalagem com achocolatado. A droga estava ‘invisível’ após ter passado por um processo em que é diluída em água.
Ituiutaba. Na quarta-feira, agentes localizaram maconha triturada dentro de bananas enviadas em um kit para um dos detentos do Presídio de Ituiutaba, no Alto Paranaíba.
Itaúna. Ainda nesta semana, policiais penais do Presídio de Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas, apreenderam 200 gramas da substância em goiabas enviadas pelos Correios dentro de uma caixa.
Brumadinho. Na região metropolitana, foi localizado nesta quarta-feira o entorpecente dentro de barras de sabão.
Fonte: O Tempo
 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MULTA DE R$ 33 MIL
06/08/2020 às 09:40:49 Polícia de Meio Ambiente apreende armas, munições, animais silvestres em cativeiro e parte de animal abatido

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO
06/08/2020 às 09:05:52 Motoqueiro tem ferimentos leves ao bater em carro que atravessou a rua

TRÁFICO DE DROGAS
06/08/2020 às 08:54:54 Rocca prende homem com maconha após denuncia de tráfico de drogas

TRÁFICO DE DROGAS
05/08/2020 às 17:27:57 PM de Barão de Cocais prende dois homens com maconha tentando fugir de bicicleta

TRÁFICO DE DROGAS
05/08/2020 às 16:41:17 Homem é preso pela PM de Barão de Cocais com maconha e dinheiro do tráfico

DEU TRABALHO
05/08/2020 às 15:07:13 Polícia Militar prende ladrão de chinelos antes das vitimas perceberem o furto

FORAGIDA CAPTURADA
05/08/2020 às 12:11:37 Rocca prende mulher suspeita de ser mandante de homicídio no Santa Ruth









© FATOS DE MINAS 2020. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato