ITABIRA
SAÚDE EM ITABIRA
Prefeitura de Itabira realizou mais um mutirão de cirurgias pediátricas
09/10/2019 às 12:19:05
ITABIRA (MG) – A Prefeitura de Itabira realizou o segundo mutirão de cirurgias pediátricas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município e da região. O mutirão ocorreu neste final de semana (5 de outubro), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).
Luéli Carolina Silva Souza, mãe do L.V.O.S., de 2 anos, acompanhou o filho no procedimento aguardado há quatro meses. “Ele foi diagnosticado com uma hérnia quando tinha 1,6 anos. O tratamento foi rápido e na semana passada tivemos a última consulta antes da cirurgia”, explicou a moradora do bairro São Pedro. No caso do L., segundo Luéli Souza, o processo começou pelo Pronto Socorro Municipal e, após a avaliação, seguiu para tratamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Já o garotinho G.A.T.S., de 1,8 anos, recebeu tratamento cirúrgico para hérnia e hipospádia (condição em que a abertura do pênis fica na parte inferior e não na superior). “Foi feito um pedido pelo PSF (Programa de Saúde da Família), que estava encaminhado para Belo Horizonte. Mas, chegou um cirurgião aqui em Itabira, encaixaram ele e a cirurgia foi marcada com menos de dois meses”, contou a mãe do G., Rosana Alcântara da Silva Santos, do bairro Major Lage de Baixo.
O mutirão atende, desde setembro, pacientes de herniorrafias, orquidopexia, postectomias, hipospádia, hidrocele, entre outras demandas. De acordo com o cirurgião pediátrico Renato Rosa de Almeida, foram realizadas, no sábado, 11 cirurgias. “Os (procedimentos) mais comuns foram crianças que nasceram com o testículo fora do lugar e precisaram fazer uma orquidopexia e, hérnias umbilical e inguinal”. 
O objetivo dos mutirões, além de satisfazer a demanda na rede pública, é proporcionar, com agilidade, as intervenções cirúrgicas nas crianças. “Algumas cirurgias, como a hérnia inguinal, assim que é diagnosticada tem que operar o quanto antes, porque a hérnia pode complicar, o que a gente chama de encarceramento ou estrangulamento, e deixar o caso pior”, avaliou o médico. No entanto, segundo ele, “começamos a trabalhar em Itabira no mês passado e estamos marcando as cirurgias o mais rápido possível, fazendo os mutirões e operando várias crianças no mesmo dia, atendendo, principalmente, a demanda do município”, declarou o pediatra Renato Rosa.
De acordo com Rosana Linhares, secretária municipal de Saúde, as cirurgias pediátricas em Itabira promovem atendimento humanizado à população. “Um dos benefícios das cirurgias é a realização no próprio município de domicílio da família, o que traz segurança e conforto, pois evita viagens e todo aquele processo de estrada”.
A secretária ressaltou que os mutirões trazem ainda benefício técnico para a cidade. “Por outro lado, tem a segurança técnica dessas cirurgias serem feitas por médico especialista em cirurgia pediátrica e realizadas no nosso hospital, pois temos uma capacidade muito elevada de controle desses procedimentos. Então, isso é uma característica técnica que nos favorece muito, já que a criança chega aqui com menos desgaste e vai ter segurança máxima durante o processo cirúrgico”, salientou Rosana Linhares.
 
Saiba mais - O fluxo de acesso dos pacientes a esses procedimentos começa pela equipe de saúde da família. Após consulta com médico da unidade básica, onde é constatada a necessidade de avaliação por um especialista, que, por sua vez, identificará se o caso é de intervenção cirúrgica. “Às vezes é uma cirurgia urológica e outras uma cirurgia geral. São vários procedimentos cirúrgicos e o médico vai solicitar uma avaliação do especialista”, explicou a secretária.
Em seguida, se solicitado o tratamento cirúrgico, o procedimento volta à secretaria de saúde para o processo de agendamento e realização do pré-operatório/risco cirúrgico da criança. “Após tudo pronto e favorável, a cirurgia é marcada no hospital municipal, onde, uma vez por mês, faremos cirurgias pediátricas”, garantiu Rosana Linhares.
Fonte e fotos: Prefeitura de Itabira 
 




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PANCADA NA CABEÇA
20/10/2019 às 15:35:18 Homem de 53 anos é encontrado morto dentro de casa e com machucado na cabeça

REVÓLVER NA CINTURA
20/10/2019 às 07:20:26 Homem é preso com um revólver na cintura quando estava dentro de um bar em Barão de Cocais

BATEU NO POSTE
19/10/2019 às 20:57:59 Homem de 26 anos fratura braço ao bater moto contra de iluminação no bairro Água Fresca

OLHO FURADO POR UM GARFO
19/10/2019 às 15:40:33 Homem fura olho de irmão durante briga por causa de televisão

BATEU NO POSTE
13/10/2019 às 22:48:13 Homem tem corte no rosto e na nuca ao bater Fiat Uno em poste no Major Lage de Baixo

QUASE MORREU
10/10/2019 às 14:41:55 Motorista escapa da morte ao tombar carreta carregada com madeira na rodovia BR-381

OPERAÇÃO CONJUNTA
05/10/2019 às 12:24:47 PC e PM prendem dois suspeitos de assalto à casa lotérica em Ferros









© FATOS DE MINAS 2019. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato