ITABIRA
SAÚDE EM ITABIRA
Cuidados Paliativos humaniza o tratamento e aproxima paciente da equipe médica, diz HNSD
02/11/2019 às 14:39:34

ITABIRA (MG) - Os colaboradores do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) concluíram na quinta-feira dia 31 de outubro de 2019, as atividades voltadas para a conscientização dos Cuidados Paliativos e lembraram da importância deste trabalho na instituição. O médico nefrologista e presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, Marco Antônio Gomes, explicou os benefícios deste processo no tratamento do paciente e inclusive, na aceitação da enfermidade nos casos mais graves em que as chances de cura são mínimas.

A Comissão de Cuidados Paliativos do HNSD conta com 18 profissionais de diversas áreas, que durante o mês de outubro apresentou os trabalhos realizados ao longo do último ano, desde que foi fundada. Uma das principais dificuldades da comissão é justamente a aceitação do paciente e de seus familiares em lidar com a doença terminal. Nestas horas, lembra o médico Marco Antônio Gomes, a aproximação da equipe médica é de extrema importância.

“A negação é normal, mas, a doença é a consequência da vida. Então, a Comissão é preparada para levar à família que o ente querido tem uma doença grave, mas a negativa é normal. O questionamento não é humanista é espiritual e nós estamos trabalhando com medicina holística, ou seja, é a medicina completa, onde vamos lidar com o corpo, alma e espirito destes doentes, é mostrar que ele tem o apoio nestes três sentidos”, destacou o médico.

O clínico geral Luiz Antônio Fadel acompanhou de perto todo o trabalho da comissão e também reconheceu a importância dos cuidados paliativos na instituição. “Estamos recebendo a resposta positiva dos pacientes, estamos encontrando as pessoas na rua nos agradecendo porque se sentiram bem amparados. Não é só a questão física e material, é a questão espiritual, que é a grandeza do ser humano e estender a mão e oferecer amparo a uma pessoa que está fragilizado”, reconheceu o médico.

A psicóloga Patrícia Lage, que integra a Comissão de Cuidados Paliativos disse que uma das missões do grupo é tentar fazer com que o ambiente hospitalar seja o mais próximo possível de um ambiente residencial. “Com isso, a equipe tem ganhado a confiança do paciente, a credibilidade da família e o respeito da equipe”, resumiu a psicóloga.
O encerramento das atividades ocorreu no auditório do HNSD e foi concluído com a entrega de brindes para os colaboradores e com um momento de descontração com a dupla sertaneja Wesley & Welson, que deixou uma mensagem de incentivo aos funcionários.

O que é - O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo. A celebração ocorre no segundo sábado de outubro de cada ano, e este ano foi no dia 12. Todo ano a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices no mundo, elege um tema para a campanha, o tema deste foi “Meu Cuidado. Meu Direito“.
Fonte e fotos: Hospital Nossa Senhora das Dores





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GRAVE ACIDENTE
17/11/2019 às 17:26:10 Colisão entre três carros e uma carreta termina com um morto e oito feridos

AGREDIU A MÃE
13/11/2019 às 15:49:56 Homem é preso no Santa Ruth após bater na mãe e ameaçar atirar em militares

TRÁFICO DE DROGAS
13/11/2019 às 15:03:54 Confusão e resistência a prisão durante prisão de suspeito de tráfico de drogas

TRÁFICO DE DROGAS
12/11/2019 às 22:18:04 Rocca apreende maconha, crack e cocaína enterradas no Beco José Getúlio

VEICULO INCENDIADO
12/11/2019 às 12:22:50 Hyundai HB-20 fica completamente destruído ao incendiar na rodovia MG-129

TRÊS MORTOS NA BR 262
11/11/2019 às 21:56:35 Carro bate de frente com caminhão e deixa dois adultos e uma criança morta

SAIU DA PISTA
11/11/2019 às 21:15:53 Caminhonete Dodge Ram sai da pista e derruba muro no Barreiro em Itabira









© FATOS DE MINAS 2019. Todos os Direitos Reservados. WEBMAIL
CNPJ: 30.223.105/0001/70
E-mail: contato@fatosdeminas.com.br |
Contato